domingo, 27 de maio de 2007

Maio, o mês de todos os encontros


Verifico que o mês de Maio é propício a todos os encontros. Ele são os companheiros da escola, do liceu, da tropa, do emprego, ou, como aconteceu ontem comigo, dos reformados da mesma empresa.

Ontem foi o dia do 24.º Encontro dos Reformados do Banco de Portugal (BP).

É simpática esta inicitiva. A quase totalidade das empresas usa o método de uma vez reformado está descartado, não tendo mais a ver com o ex-colaborador, seja para que efeito for. O BP é pioneiro e diferente. Respeita aqueles que o serviram, mantém uma política social de apoio e organiza anualmente um encontro.

Pela minha parte considero que é o meu único dia de trabalho obrigatório e, enquanto puder, lá estarei. Já me habituei ao aspecto psicológico mais negativo que é sentirmo-nos definitivamente no grupo da terceira idade.

O encontro consta essencialmente de dois actos importantes. Uma missa nos Jerónimos onde são lembrados os reformados já falecidos e um almoço na FIL com um menu uniforme mas muito completo. É ainda distribuída uma medalha comemorativa. A deste ano reproduz uma imagem de Luiz Vaz de Camões que, em tempos, fez parte das notas do Banco de Portugal.

É interessante observar o ambiente social de um grupo de reformados sendo quase chocante o esforço que alguns e algumas fazem para parecerem muito mais novos ...

Gostei. O Banco de Portugal é uma grande instituição. Lembro que as minhas filhas sentiam sempre muito orgulho quando lhes perguntavam a profissão do pai e diziam empregado do Banco de Portugal.

1 comentário:

Billy disse...

Suponho que estar no grupo da "Terceira Idade", como dizes, tenha a imensa vantagem de te trazer uma netinha (até agora...)!

Como a querias ter se só tivesses vinte anos? :D