domingo, 19 de setembro de 2010

OS ENCANTOS DA NOSSA PRAIA (1)

Há mais de trinta anos que considero a praia de Armação de Pera como a nossa praia preferida. Durante este longo período, vimos aparecer muitas modificações, quase sempre para melhor. Numa postagem anterior, já reportei as modificações ocorridas na zona marginal, salientando as saudades que sentimos do Minigolfe. Mas há muitos pormenores que se mantêm e que dão a esta praia um ambiente agradável. Por exemplo, apesar de todas as transformações, numa das ruas que dão acesso à Fortaleza, continua um convite, com um elevado toque de filosófico romantismo, para descansarmos.


"Está Cansado? Sente-se e relaxe. Olhe que a vida é curta."

Estas cadeiras são uma gentileza de um dos residentes, mas já gozam de imagem pública e merecem ser preservadas pela autarquia.

Por outro lado, no extremo nascente da praia, a Lagoa é um rico viveiro de aves.


Gaivotas e garças

Há quem a queira ver aterrada alegando que, imaginem, é um viveiro dos incomodantes mosquitos. Porém a verdadeira razão é a ambição desmedida da especulação imobiliária.

A Lagoa dá cor à paisagem.

Ainda há poucas semanas, vimos uma cegonha misturada com as gaivotas.

Encontramos facilmente garças e mansos pica-peixes, que quase se aproximam de nós.

Pica peixe

E, ainda, permite-nos ver de vez em quando, a passar ou a pastar por ali, cavalos e vacas, dando um aspecto bucólico à paisagem junto à praia.

Manada de vacas a pastar


Já não será fácil encontrar em Portugal muitas praias tão bonitas como esta.

Passeio a cavalo

Está cansado? Venha até à Praia de Armação de Pera e, com uma bebida fresca num dos restaurantes perto da Lagoa, aprecie estes encantos da natureza. Olhe que a vida são dois dias!

Sem comentários: