terça-feira, 20 de julho de 2010

AS FÉRIAS NA PRAIA E A CRISE

1. Anteontem, um canal privado de televisão apresentou uma peça para demonstrar que a crise existe com efeitos bem visíveis. Para o efeito, serviu-se de um inquérito a veraneantes numa das praias algarvias. Os inquiridos eram pessoas em fatos de banho, com a pele bem nutrida e já amorenada por uns dias de sol, muito bem dispostas e sorridentes. As perguntas feitas foram estritamente talhadas para o fim em vista e a capacidade de resposta dos inquiridos devidamente condicionada para atingir o efeito desejado.

- A senhora está a fazer férias em Portugal, em vez do estrangeiro, por causa da crise...

- O Senhor está a fazer férias mais curtas.... por causa da crise ...

- E já reparou que os preços estão mais caros .... por causa da crise.


Para revelar todo o ridículo do método usado, só faltou apontar a câmara para a panorâmica da praia cheia de gente e dizer:

- Reparem como a praia está cheia de gente ... É por causa da crise.

A Praia de Armação de Pera ao fim da tarde de 19 de Julho de 2010

As pessoas que encheriam a praia estariam ali por não terem trabalho. Seria a maneira de ocuparem assim o tempo para compensar o desemprego forçado.

2. Quem parece dar sinais evidentes da crise são as gaivotas de Armação de Pera. Andam tristes e chorosas. Durante o dia afastam-se dos veraneantes e ficam silenciosamente agrupadas na orla da Lagoa como que a evitar gastar energias para sobreviverem à crise.


E, durante toda a noite, saem em manifestação de protesto e sobrevoam baixinho a Povoação, poisando, aqui e ali, nos telhados e nas varandas e soltando gritos lancinantes, por vezes em coros ruidosos:

- Oi......oi.......oi....oi...oi..oi.oi.oi.oi!!!!!

Não contentes com os protestos sonoros ousam despejar caca branca sobre os carros, com o propósito evidente de os mancharem e chamarem assim a atenção dos humanos para a crise que a todos atinge.

3. Espero que não me levem a mal em ter usado as gaivotas para falar da crise. Na verdade, tenho simpatia por estas aves que nos fazem companhia e limpam a praia, prestando aí um serviço tão meritório como o do serviço de limpeza da autarquia. Foi só para seguir a lógica do repórter da televisão e falar da crise sem deixar as férias e a praia.

Será que os repórteres da época balnear não se lembraram de ir à procura das fábricas que entretanto fecharam e esperar pelos empregados que regressam de férias e as encontram definitivamente fechadas e mostrar, então, as suas caras de estupefacção e desalento?

Aí sim, haveria sinais evidentes da crise!!!

3 comentários:

Billy disse...

Gargalhadas! :)

É caso para perguntar se o senhor Dicforte não está a escrever no blog por causa da crise, em vez de andar a visitar as filhas que vivem no estrangeiro! ;)

PTuny disse...

Grande gargalhada!!!!
Tudo tem o seu tempo.
O Dicforte anda agora ocupado em dar banhos de mar a duas lindas sereias...

PTuny disse...

COMENTÁRIO DA GUIDA:

... no Dicforte mas por alguma razão o sistema não mo deixou fazer!


"Curioso! Aqui em Londres a crise foi/está a ser tão forte que também há coros de gaivotas muito chorosas, mesmo já bastante longe do mar. No entanto é bom ouvi-las, lembra-me Armação de Pêra e as férias de Verão... que este ano não passarão da sugestão feita pelo coro de gaivotas... por causa da crise!"