segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OS ENCANTOS DA NOSSA PRAIA (2)

Em Armação de Pera, nos meses de Agosto e Setembro de cada ano, os veraneantes são surpreendidos por duas festas religiosas com uma raiz popular muito antiga. São as festas de Nossa Senhora dos Navegantes, em meados de Agosto, e de Nossa Senhora dos Aflitos, em meados de Setembro. Faz sentido haver esta festa em Setembro, pois é, na verdade, um mês de aflição para muita gente, por ter que arranjar dinheiro para pagar a segunda prestação do IMI e a conta do IRS.

A festa de Nossa Senhora dos Aflitos ocorreu no passado fim de semana.

A bonita imagem da Senhora dos Aflitos

No primeiro dia da festa, uma colorida procissão com o andor de Nossa Senhora dos Aflitos, saiu da capela de Santo António da Fortaleza, construída em 1720 em honra do Padroeiro desta fortificação, para a Igreja Matriz. No domingo, ao fim da tarde, a procissão fez o caminho inverso, passando pela praia, dando-lhe um aspecto diferente e colorido, surpreendendo os banhistas que gostam de aproveitar a praia até ao pôr do sol.

A Praia da Fortaleza iluminada pelo fogo de artifício

À noite, houve uma prolongada sessão de fogo de artifício, que, durante mais de vinte minutos encheu o céu da praia com sucessivas e explosivas rosáceas luminosas de várias tons, para admiração dos muitos veraneantes que se juntaram na Fortaleza e na Marginal até à Praia dos Pescadores. Por breves segundos a Praia aparecia cheia de estranhas formas e sombras, como num conto de fadas.

A Praia da Fortaleza iluminda pelo fogo de artifício (2)

O tempo esteve excelente durante todo o fim de semana.

Sem comentários: