domingo, 13 de março de 2011

Panamá 2011 - Os pulmões da cidade - O Parque Omar

Já falei, numa postagem anterior, do Cerro de Ancón, um excelente pulmão da cidade do Panamá onde, além do mais, se pratica o culto pela natureza e se desfruta de excelentes vistas sobre toda a cidade e sobre o Canal.

Gostei também de visitar uma outra zona  verde que tem uma utilização diferente e que é actualmente conhecido por Parque Omar. Era um enorme campo de golfe destinado a elites. Alguém, acredito que bem intencionado, resolveu meter mãos à obra e tentar adquiri-lo para o colocar à disposição da população em geral, com entrada livre para toda a gente. Esse Alguém foi o General Omar Torrijos Herrera, cujo nome aparece ligado a outras inciativas políticas, sociais e patrióticas. O processo de negociação com o Clube de Golfe foi longo. Ficou concluído em Agosto de 1973.


São 65 hectares de espaços verdes onde predomina o silêncio, vendo-se, relativamnete longe, os edifícios altos da cidade. O circuito de manutenção tem três quilómetros e meio de extensão.

Hoje o Parque Omar tem uma polivalência notável.


Nele existe um enorme parque infantil, com muitos baloiços e outros aparelhos de que as crianças gostam.

Tem um pavilhão de festas.

Tem a Biblioteca Nacional.


 Foi lá que, pela primeira vez, consegui ler o La prensa,  um dos dois jornais díários do Panamá.

Na altura em que visitámos este Parque, verificámos que o enorme espaço estava a ser utilizado por muitas crianças e adultos.

É notório que aparece destacada a intenção de prestar tributo à actual Primeira Dama, a Senhora Martinelli. Há diversos espaços dedicados ao seu nome, incluindo lugares de estacionamento reservados que têm escrito Primeira Dama.

Durante a nossa visita, abeirou-se de nós um alegre grupo de crianças, que, com a sua insuspeita simplicidade, insistiu para tirar fotografias connosco.

Todo o local nos pareceu muito seguro. No entanto, já vimos na internet  relatos de casos de senhoras que foram molestadas em pontos menos abertos do percurso de manutenção, com protestos de indignação por parte de utilizadores frequentes.

O parque de estacionamento é amplo e gratuito.

Sem comentários: