sábado, 3 de março de 2012

Justificação

Há algumas amigas que, sempre que me encontram, me dizem que gostam muito de ler o Dicforte. Que escrevo bem. Mas lamentam que eu escreva tão pouco.
Quanto ao escrever bem, é bondade delas. Quanto ao escrever pouco, têm toda a razão. O Dicforte é, na verdade, um blogue excessivamente silencioso. Mas isso não chega a ser defeito. É feitio. Alguns dos meus amigos já me ouviram dizer por várias vezes que eu gosto de ouvir o silêncio. Não é verdade Zé Freire?
E acham piada.
O Dicforte não é um blogue de jornalismo, de intervenção, um fazedor de opinião ou de outro tipo que exija a assistência diária. Está muito longe da assiduidade e da importância de um “Cocó na fralda” ou de um “31 da Armada”.
Tem a ver com a minha pessoa. E eu considero-me um afinador de silêncios. Os meus posts, ver, por exemplo os dois últimos (A memória da minha ama-de-leite e o Que nos valha Sant'Ana) não são mais do que silêncios afinados.
Esta é a justificação.
Nota: A expressão “afinador de silêncios” não é minha. É do Mia Couto (Ver em Jesusalém, pág. 107)

"O silêncio é uma travessia. Há que ter bagagem para ousar essa viagem... Como se pode burilar um silêncio com tanto zumbido na cabeça?" Ibidem, pág. 192.

2 comentários:

José Freire disse...

Meu caro Ti-To

Sei que gostas de ouvir o silêncio, mas tens que o regular para mais alto para que possamos ouvir-te mais vezes, pois os teus textos, crónicas e comentários da nossa terra são sempre deliciosos ! Vá lá, põe lá o silêncio mais alto !

Billy disse...

Estou com o tio, totalmente! Também gosto muito de ler os teus posts. Mas sei que manter um blog dá trabalho e precisa de muito entusiasmo, e às vezes não apetece.

Espero que continues porque esta leitora assídua gosta muito.

Beijinhos.