quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O QUE OS PUTOS SOFREM PARA VER O SOL DA FAMA N'OS ÍDOLOS DA SIC

O dia 1 de Setembro chegou ao fim e a noite, mais fresca do que tem estado nos últimos dias, vai avançada. Já é uma da manhã e as luzes do Casino Estoril, as próprias e as muitas reflectidas pelas suas paredes de vidro, dão ao ambiente uma luminosidade que permite ver bem as pessoas que vão circulando descontraídas. E já, na porta principal do Pavilhão de Congressos, se começam a juntar jovens que formam um grupo que vai crescendo a olhos vistos. A bicha formada, numa frente de nove ou dez pessoas, começa a dobrar a esquina num abrir e fechar de olhos. Vêm em pequenos grupos. Alguns trazem guitarras e ensaiam baixinho pequenas cantigas. Outros vão-se sentando no chão junto à parede e aconchegam-se com os agasalhos que trouxeram.

São dez da manhã. A fila é extensa. É uma multidão de jovens, talvez milhares, rapazes e raparigas, dos “teens” e dos “twenties”. Há operadores de câmara a filmar, a varrer com as câmaras aquela massa de gente, passando por cima dela dois grossos microfones com filtros felpudos, suportados por operadores que vão circulando segurando os longos cabos.


Há jovens que vão saindo e outros que vão chegando segurando pacotes com sandes e bebidas.


À uma da tarde, a bicha já é menor e está concentrada no outro lado do Pavilhão. Tomo, com um amigo, um café na esplanada próxima e vejo jovens a chegar e a sair com pacotes de comes e bebes. Numa mesa mesmo ao lado, senta-se um pequeno grupo. Um os jovens acompanha-se à viola, trauteando insistentemente a mesma canção. Ao fim de algum tempo desabafa: “Ainda nem sequer sei a letra toda!”.



Às quinze horas já quase não há bicha no exterior do Pavilhão. Embora os caixotes para depósito de lixo estejam a abarrotar, o espaço exterior está limpo.

Estes putos que vêm em multidão, que passam a noite numa fila para conseguirem ter a oportunidade de ver o sol da fama e que deixam o espaço ambiental limpo são de ouro. São surpreendentes. Merecem ser todos Ídolos.

1 comentário:

Billy disse...

Felicidades aos Ídolos e parabéns por deixarem tudo limpinho! E obrigada ao cronista, claro está.