terça-feira, 15 de setembro de 2009

ELEIÇÕES? - DEUS NOS LIVRE DE CERTOS POLÍTICOS.



Dr. Sá Fernandes! Que bela espiral de fumo!

Todos sabemos que muitos políticos só pensam neles próprios. O caso que vou contar ilustra bem esta afirmação.

No passado dia 12 deste mês de Setembro de 2009, sábado, fui almoçar com a minha família a um restaurante modesto, mas onde habitualmente é servido um excelente peixe grelhado. Além disso, a simpatia do gerente leva-nos a sentir-nos em ambiente acolhedor, quase familiar. Uma razão também essencial que nos motiva a ir regularmente a esse restaurante é o facto de ter à porta o aviso de que se trata de um espaço reservado a não fumadores. Este aspecto é seguramente também valorizado pelos muitos casais que ali encontramos regularmente com as suas crianças pequenas.

Estava tudo a correr muito bem, quando, de repente me chegou ao nariz o cheiro a fumo de cigarro. Infelizmente sou daqueles a quem o fumo do tabaco transtorna, pois fico com a voz afectada e com a respiração dificultada.

Olhámos e, numa mesa junto ao balcão, tinha-se acabado instalar gente da pesada, mais concretamente, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o vereador Dr. José Sá Fernandes, o vereador para o urbanismo, Arquitecto Manuel Salgado, e uma senhora.

O Dr. Sá Fernandes estava a fumar despudoradamente.

Após alguma hesitação, um membro da minha família não se conteve e dirigiu-se à mesa desse Senhor, apontou-lhe os restos no cinzeiro e disse-lhe: “Que belo exemplo de cidadania!”.

Engasgaram-se os senhores. Mais desinibida, a senhora retorquiu: “Nós pedimos autorização!...”

Pediram autorização a quem?

O meu familiar dirigiu-se á porta da entrada e bateu vigorosamente no anúncio colado no vidro: “Está aqui o aviso! É proibido fumar. Eu venho aqui com a minha família na expectativa de não encontrar fumadores!”

Uns minutos mais tarde o Dr. António Costa saiu cabisbaixo e dirigiu-se ao seu carro. Aparentava desconforto pelo incidente de que também foi protagonista.

O Dr. Sá Fernandes é um homem de leis. Será que, para ele, a autorização do gerente do restaurante é superior à lei? Lembram-se da história da cigarrilha que o Presidente da ASAE fumou no Casino Estoril na gala da última passagem de ano?

Os políticos são muitas vezes assim. Aplicam a lei à medida do número do sapato que calçam.

Deus nos livre deste tipo de políticos!

1 comentário:

Billy disse...

Realmente é um episódio inacreditável, que demonstra que algumas pessoas estão acima da lei e que, sobretudo, não têm a menor consideração pelas que estão ao lado.

Agora, permite-me uma correcção: o restaurante não é reservado a não-fumadores; os fumadores também podem ir, não podem é fumar lá dentro. Eu sei que parece um detalhe...