quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa molhada é festa abençoada

Festa molhada é festa abençoada. Assim se conforma o Povo quando as cores das festas tradicionais não se podem exibir pelas ruas da minha Aldeia. No passado Domingo, 3 de Outubro de 2010, uma chuva fria e miudinha, puxada a vento, por vezes intensa, impediu os estandartes e as bandeiras coloridas das irmandades de saírem à rua e acompanharem o Santíssimo Sacramento na saída da sua festa anual. É uma festa tradicional, celebrada no primeiro domingo de Outubro, muito colorida e animada, onde o Povo exprime a sua devoção religiosa, como que a agradecer a Deus as boas colheitas do período de Verão.

A procissão foi breve, o tempo necessário para, em andamento muito lento, dar a volta pelo interior da Igreja.

A Procissão dentro da Igreja acompanhada pela Filarmónica da Peroviseu
O filme também está no Youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=FZj6hER_mEM).

Os sons festivos da banda filarmónica não alegraram as ruas, mas acompanharam esta breve procissão.

Os pregões da tradicional quermesse de ofertas, aqui chamada “ramo”, recolheu ao ambiente limitado do espaço do Centro de Dia.

Foi, contudo, espectacular o foguetório da alvorada, que, por as nuvens estarem baixas, ecoou em ribombar impressionante, vezes sem fim, baixando de volume até se deixar de ouvir. A alvorada foi notável e bem planeada, pois não tirou ninguém da cama, já foi feita a horas aceitáveis, e incluiu várias séries de morteiros, foguetes estrelejantes e morteiros a seguir. No fim, um final rebentamento mais forte ecoou muitas vezes.

O tradicional ramo, que costumava ser leiloado junto à Igreja, foi feito, desta vez, em espaço fechado. Oxalá que a Confraria do Santíssimo consiga, este ano, face às condições adversas, juntar fundos para poder pagar as despesas da festa.

Sem comentários: