quarta-feira, 8 de setembro de 2010

No Auditório dos Oceanos, a arte e o talento na vivificação de máscaras

Estreou-se ontem no Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, um tipo de comédia a que não estamos habituados. Um só artista desdobra-se continuamente numa série de personagens do mundo do entretenimento e da política, vivificando com mestria as respectivas máscaras, como se estivéssemos a ver passar as páginas de um livro para crianças, em que o boneco de cada página acorda e nos canta uma canção, desdobrando-se ele próprio no boneco da página seguinte.

Mesmo sabendo que o cartaz refere um nome masculino, levamos algum tempo a perceber se o comediante é, de facto, homem ou mulher, uma vez que ele imita perfeitamente os movimentos das máscaras de qualquer dos sexos, mesmo quando há personagens em dueto, como acontece na canção “Let’s call the whole thing off” de Louis Amstrong e Ella Fitzgerald.

Apesar de o número de canções passadas em play back total ser elevado, não sentimos os olhos a querer fechar. Mesmo cansados ficam abertos até ao fim do espectáculo sem dificuldade. Para isso contribui a variedade dos temas e dos géneros, da música ligeira à clássica, onde nem sequer falta, imaginem, um pequeno apontamento de música de ópera chinesa e um aparecimento breve de Mao Tsé Tung. Há também três apontamentos da música ligeira portuguesa.

O artista chama-se Ennio Marchetto, tem 50 anos e é natural de Veneza. O seu talento na representação e a sua arte na criação e apresentação cómica das máscaras permitem-nos ter um excelente serão, em que não damos conta do tempo a passar. É assim: começa, respiramos, chegou ao fim. Foi bonito. Passou sem darmos por isso.

Vale a pena ir ver este “The Man and the Show” pela arte e talento na vivificação de um considerável número de personagens, algumas das quais nos trazem recordações de saudade.

2 comentários:

Billy disse...

Tão giro! Acho que nunca vi nada assim do género.

Mariana Ramos disse...

Procura-o no youtube e terás uma ideia ainda mais perfeita do que é.
Beijinhos
M