sexta-feira, 25 de maio de 2007

TOMAR - Domingo, 20 de Maio de 2007

Convento de Cristo

Há quase meio século, em 7 de Outubro de 1957, deixei a minha terra, Capinha, na Cova da Beira, para passar pela primeira vez para o sul da Serra da Gardunha. Até então o cume desta serra ligado ao céu era o limite do meu mundo e andava curioso em descobrir o que havia para além desse limite.

Nesse dia em que nadei pela primeira vez de comboio, a minha grande viagem foi para o Convento de Cristo em Tomar.

Os tectos eram muito altos, as salas grandes, os corredores não tinham fim...

Foi grande a mudança: disciplina e horário rigorosos, companheiros novos, o tempo totalmente preenchido, sem a liberdade de decidir a volta que iria dar ou a brincadeira em que participar.

Agora, no passado fim de semana, foi tempo de recordações. Pude ouvir missa cantada na capela em que costumava ir três vezes ao dia pelo menos. Almocei no grande refeitório, sensivelmente no lugar em que, durante muito tempo, eu me costumava sentar.

A emoção foi grande.

Na camarata onde dormi no período de 3 de Setembro de 1958 a 14 de Julho de 1959, sentado perto do local onde se situava a minha cama, pude ouvir o excelente Coro Litúrgico de Milheirós de Poiares a cantar peças clássicas de Bach, Hassler e Aichinguer e uma surpreendente peça do actual Presidente da ARM que a todos encantou ...

O dia passou depressa.

Tenciono voltar lá em 5 de Outubro próximo para, juntamente com os cerca de cem companheiros de 1957, comemorar os 50 anos da entrada nessa grande casa!!!

Sem comentários: