domingo, 14 de março de 2010

EM TREZE DE MARÇO, OS SINAIS DA PRIMAVERA

O Inverno tem sido rigoroso. Na Capinha, a minha aldeia, caíram três nevões, sendo que o maior foi no dia dez de Janeiro. Tem chovido copiosamente e feito muito frio.
Mas hoje foi um dia de sol, que encheu de júbilo a natureza e nos convidou a sair para o campo para vermos os sinais da natureza a despertar.
(As flores amarelas dos nabais)

Os ramos dos carvalhos explodem em rebentos arrocheados. As mimosas apresentam-se, aqui e ali na paisagem, em manchas amareladas. As árvores que irão dar a fruta de caroço expandem os seus ramos cobertos de flores rosadas. Os prados vestem-se com os lençóis brancos das flores da margaça e, aqui e ali, com as cobertas das flores amarelas dos nabais.
Contudo, esta tarde, para além destas manifestações normais do acordar da natureza, tivemos a oportunidade de ver um inusitado sinal da Primavera.

(Os lençóis brancos da flor da margaça)

À saída da Capinha, na estrada para Penamacor, há, junto à curva mais próxima da placa toponímica, no lado esquerdo, um palheiro com paredes de xisto que nós conhecemos por Palheiro dos Leais. Pois, ao começo da tarde, quando íamos passar no local de carro, vimos levantar-se do telhado desse palheiro uma enorme ave, talvez uma águia real, que seguiu baixinha, à nossa frente, sobre a estrada, durante alguns segundos, segurando nas garras das patas uma cobra, bem compridita mas miudinha, que se remexia em ziguezague. Vimos claramente que era agarrada a uns dez centímetros da cabeça, retorcendo desesperadamente o resto do corpo. Passados alguns segundos, a portentosa ave dirigiu o seu voo para a direita, mergulhando no campo visual, seguramente para saborear em sossego a sua presa, que o sol da Primavera tirara do sono da hibernação. Esta cobra estendeu-se nas telhas do palheiro para se aquecer, mas foi surpreendida pela investida inesperada da águia, cuja vista, de muito longo alcance, facilmente a detectou.

2 comentários:

Maria Augusta disse...

Gosto das suas fotos.Tenho um nabal na minha casa todo com flores amarelas.
Espero na Páscoa tirar fotos e depois ponho no meu blogue para depois as partilhar.

Billy disse...

Gostei das fotografias e do relato. É bom saber que a Primavera está à porta!