sábado, 28 de maio de 2011

O Encontro dos Vampiros em 2011

Vampiros é o nome da Companhia de Caçadores 2367, do Batalhão 2845, expedicionária na Guiné nos anos de 1968 a 1970. Desta vez, fez o seu encontro anual na Mealhada, no Restaurante Três Pinheiros, no passado dia 21.

É sempre agradável reencontrar os antigos companheiros.

As cabeças de cabelos brancos fizeram roda à volta das mesas. Muitos fizeram-se acompanhar das suas famílias, incluindo filhos e netos. Uma história ou outra do passado surgiu naturalmente, acabando por gerar emoções.

O tempo não deu para falar mais longamente com todos e, por isso, fiquei com pena. Registei com carinho o abraço sentido do Rui, homem grande que todos os anos me fala e abraça com as lágrimas nos olhos.

O serviço militar de outros tempos gerou este grupo de amigos cuja amizade se mantém há mais de quarenta anos.

Enquanto prestou serviço na Guiné, a Companhia dos Vampiros fez muito mais do que a guerra. Tinha uma escola, prestava auxílio médico-sanitário às populações. Distribuía alimentos. Ajudou a fazer caminhos pontes e estradas. Foi, aliás, na construção da estrada entre Có e Pelundo que ficou mortalmente ferido um dos nossos queridos companheiros. Pena é que a Pátria do Portugal de hoje não seja a mesma Pátria que nos mobilizou e obrigou a abandonar as nossas vidas de jovens de então para irmos ao seu serviço. Agora esse serviço então dito de patriótico é chamado depreciativamente de, apenas, guerra colonial. Alguém deveria avaliar, enquanto é tempo, os aspectos positivos da passagem forçada dos jovens dos anos sessenta e setenta pelas terras distantes que não nos diziam nada e a que tivemos de nos adaptar.

A Companhia 2367 fez o percurso, na Guiné, começando pelo Olossato, Bula, Có, Pelundo, Teixeira Pinto (actual Cachungo) e Cacheu.

Nas operações andava preferencialmente de noite e, por isso, ficou conhecida pelo nome de Vampiros.

Ver o vídeo do encontro em
 http://www.youtube.com/watch?v=pTYvxX_g_xA

2 comentários:

PTuny disse...

Na realidade, perder-se-ão informações preciosas com o desaparecimento destes homens. É urgente que se registe, por escrito ou em vídeo, as histórias que eles nos contam.
Obrigada pela partilha.
Bjs
M

Margarida disse...

Li o livro "os vampiros" que fala ficcionalmente sobre a v/ Companhia. Estiveram em Bigene ou Ziguinchor? Obrigada.