domingo, 3 de março de 2013

Passagem de ano em Cabo Verde – 23. O dia da liberdade no Campo de Trabalho de Chão Bom

Era quarta-feira, primeiro de Maio de 1974. O dia tinha começado de maneira normal no Campo de Trabalho de Chão Bom. Pelas seis da manhã os guardas abriram, pela última vez mas sem o saberem ainda, os ferrolhos das portas dos reclusos dizendo-lhes que eram horas de irem ao café.


Tudo parecia normal não fora um ambiente estranho que pairava no ar havia vários dias. Fora do campo sabia-se que tinha havido mudanças em Portugal, mas verdadeiramente as informações não eram suficientes para decisões precipitadas. Os guardas perguntavam aos seus superiores o que deviam fazer e eles respondiam secamente o mesmo que até aqui, até que haja novas ordens. O chefe dos guardas fazia a mesma pergunta ao director do campo e ele dizia apenas que estava a tentar obter informações mais precisas junto do Governador e que o dever era o mesmo do passado até novas ordens. O Governador, por sua vez tentava contactar a Junta de Salvação Nacional para pedir orientações e não teve mais do que a resposta seca de que iria ser contactado por um militar, oficial em serviço em Cabo Verde, e que era o representante do MFA e da revolução. Andava de um lado para o outro à espera de orientações.

Os canais do poder tradicional tinham-se esvaziado. A polícia política tinha desaparecido de Chão Bom sem as pessoas se terem apercebido disso. Havia militares a enquadrar uma guarnição local e esta era a única força que ainda poderia ter papel activo em caso de motim.

Era feriado. A meio da manhã, no interior do campo, começou-se a ouvir um alarido que vinha de fora gritando pela libertação dos presos.


Alguns dos reclusos lavavam a sua roupa nos tanques como faziam habitualmente duas vezes por semana e aí a abandonaram precipitadamente meio submersa ansiosos por esclarecer que alarido era aquele.


O director e os guardas estavam de pé a dizer uns para os outros que, até novas ordens, cumpririam o seu dever. Já não é apenas um grupo a gritar. Era uma multidão que ia engrossando com os carros que chegavam apinhados da Praia. Apareceu um jeep com alguns militares comandados por um major que, a custo, passou por entre a multidão. Foram directos ao director, dizendo que representavam o MFA e deram-lhe ordens para libertar imediatamente todos os presos.


O chefe dos guardas ouviu atónito e correu logo a avisar os outros guardas para abrirem os pavilhões e dizerem aos detidos que tinham sido libertados e que o fascismo e o colonialismo tinham sido derrubados pelo MFA. Houve detidos que ainda se lembraram de ir à procura de certos guardas que tinham marcado para o ajuste de constas. Mas a hora era de festa e correram a levantar os seus bens pessoais e dirigiram-se para a portaria do campo, ainda com reservas de que tudo aquilo pudesse ser verdade. À medida que iam saindo eram aclamados e encaminhados para camionetas de caixa aberta. A onda de exaltação depressa se apoderou deles e logo começaram a gritar também viva o PAIGCV viva o MPLA, abaixo a fascismo abaixo o colonialismo. Eram já várias as camionetas. Um militar, que logo disse que era representante do MFA, veio informar em megafone que já não havia mais detidos no campo. Uns tantos, entretanto, entraram em tropel por ali a dentro apanharam tudo o que podia servir-lhes de recordação, incluindo torneiras, portas das latrinas, lavatórios e mesmo bocados deles.



A coluna começou a mover-se e rumou em direcção à cidade da Praia, lentamente, gritando para as pessoas que, pelo caminho, olhavam espantadas para tudo aquilo porque não sabiam o que se estava a passar.


Entretanto, as informações dadas pela rádio abriam a curiosidade a muitas outras pessoas que saíam para junto da estrada para verem melhor aquilo que nunca tinham pensado ver e que nunca mais verão, uma coluna com ex-detidos transformados em heróis e aclamados como tal. Os ajustes de contas iam ocorrendo aqui e ali.

Bastava alguém dizer que aquele é bufo da pide e logo uns tantos da multidão corriam atrás dele para o ajuste de contas.




E foi assim até à cidade da Praia onde a recepção foi apoteótica.

Após o que os ex-detidos foram, tão breve quanto possível, reencaminhados para os seus países de origem. E aí se envolveram a trabalhar para o dia da independência.

Sem comentários: