sexta-feira, 4 de julho de 2014

Viagem à Terra Santa em 2014 - 6. 25 de Abril, em Tiberias - 6.8.

6.8. A Basílica da Anunciação

No apontamento anterior já estávamos sentadinhos à espera que o nosso bom P. Artur começasse a celebrar a missa no altar-mor da Basílica da Anunciação.

Como já tinha acontecido antes, alguns companheiros estavam preparados para acompanharem a celebração com cânticos. A homilia teria como tema a Anunciação, a disponibilidade total de Maria, embora ciente dos riscos que corria face aos costumes e às leis da época, em que o adultério era punido com o apedrejamento público até à morte.


Ainda antes de a celebração começar, passou em frente ao grupo um frade franciscano, homem ainda relativamente novo, trajado e calçado segundo os costumes da sua ordem religiosa. Parou uns momentos e disse em bom português Eu vou estar ali junto àquela janela para ouvir de confissão quem quiser.


Alguns companheiros aproveitaram a oportunidade. E, em certo momento, tocado não sei por que impulso, decidi também ir. E não dei o tempo por perdido. Eu nem sequer sabia que as confissões agora eram assim. Sentados lado a lado, junto à janela, olhando o exterior. O bom franciscano, com um leve sotaque de português falado por estrangeiro, estava mais interessado em falar do que em ouvir. Começou por me perguntar pelo nome e de onde é que eu vinha. E depois disse António quer acredite quer não este nosso encontro aqui e agora estava marcado há muito tempo. Por isso aproveite-o bem. Vejo que é um homem bom e o passado pouco interessa. O que interessa é o futuro. Saia daqui com um propósito bom que escolher e procure pô-lo em prática. E é tudo.

A verdade é que o bom frade falava do coração e as suas palavras vinham tocadas por um calor inexplicável.

O resto da missa foi o normal, sem histórias dignas de nota.

Acabada a missa, os nossos guias, por uma questão de oportunidade de horários, convidaram-nos a sair da Basílica e a seguir de imediato para a Igreja de José. Depois voltaríamos à Basílica para a vermos com mais tempo.

E assim aconteceu. Mas vou deixar a Igreja de José para o próximo apontamento e vou já dar nota do que vi na Basílica. É uma igreja ampla, de linhas modernas, de três naves, com lindas pinturas nas paredes da capela-mor e com painéis de azulejos nas paredes laterais.





Estes painéis são muito interessantes, pois foram criados por artistas dos diferentes países, procurando cada um dar uma imagem da Virgem Maria segundo os usos e costumes do seu povo. Assim vemos representações com olhos e feições de mulher asiática, de mulher africana, de mulher sul americana e outras. É de referir em especial o painel de Portugal, uma criação do artista António Lino, onde é apresentada a Virgem de Fátima com os três pastorinhos.



Creio que estes painéis foram oferecidos à organização franciscana Custódia dos Lugares Santos pelos próprios artistas ou pelos seus países. No conjunto dos painéis existentes achei o nosso particularmente bonito pela sensibilidade com que foram desenhadas as figuras e escolhidas as cores que se inserem perfeitamente no ambiente e não destoam dos painéis em redor.

Descemos depois à cripta, onde se encontra a Gruta da Anunciação com os restos arqueológicos dos diversos estratos que o tempo permitiu acumular. Mesmo junto à gruta está um altar que tem na frente os dizeres "VERBUM CARO HIC FACTUM EST", o que quer dizer, "AQUI O VERBO SE FEZ CARNE".



É evidente que cada pessoa tem a sua sensibilidade, e muita gente passará por ali olhando e vendo apenas pedras antigas no local. Não foi o meu caso. Senti uma felicidade estranha. E quando isso me acontece, as filmagens perdem qualidade. Eu que gosto de filmar tudo, perco o controle e deixo de dar a devida atenção à máquina de filmar, e mesmo o que filmo fica tremido ou fora do ecrã. Ou então a máquina fica a filmar chão. Aqui aconteceu-me isso. O que vale é que a minha companheira foi também tirando as suas fotografias e assim eu posso deixar aqui um álbum da Basílica mais bem composto.

No fim da visita à Basílica o bom P. Artur chamou-nos a atenção para o livro aberto que é toda a fachada desta importante igreja, lendo e traduzindo os vários dizeres que a fachada contém.


Também a porta principal tem uma série de baixos relevos sobre a Virem Maria e a vida da Sagrada Família, dignos de serem fotografados e recordados.

No próximo apontamento apresentarei a Igreja de José.

Sem comentários: