domingo, 11 de janeiro de 2015

Viagem à Terra Santa em 2014. 9. 28 de Abril. Em Jerusalém. 9.4.


9.4. A Igreja da Dormição.


É uma igreja dedicada a Maria, mãe de Cristo, no Monte Sião, junto à muralha sul de Jerusalém.

Logo que chegámos ao parque de estacionamento, bem perto da Porta de Sião, e olhamos em redor, notámos na paisagem urbana algo que parece fora do contexto: uma torre cónica, escura, a encimar aquilo que parece um templo.
Faz lembrar uma igreja de uma cidade alemã, pois lá é que é vulgar haver igrejas e palácios com torres semelhantes. Viemos a saber, já dentro da igreja, que foi mandada construir pelo Kaiser Guilherme II no início do século XX. O desenho foi inspirado na catedral carolíngia alemã de Aachen e tem um aspeto imponente, quer vista de fora, com a cúpula cónica e escura com os seus quatro pequenos torreões nos cantos bem como com a alta torre sineira em pedra branca, quer no interior, onde o espaço é amplo e bem arejado.






Segundo a tradição, foi ali que Maria "adormeceu". E dali terá sido levada para o sepulcro no início do Vale de Josafate, que ontem, dia 27 de Abril de 2014, visitámos logo no começo da manhã. Como noutros lugares santos, houve ali uma capela no século IV e uma imponente basílica construída pelos cruzados, ambas destruídas pelas ondas do sobe desce da história. E esse sobe e desce pode não ficar por aqui. As ameaças são reais. Ai se o estado islâmico lá chega!

É na cripta da igreja que está o principal ponto de interesse.

Num espaço bastante amplo,  encontramos no centro uma imagem jacente de Maria, numa espécie de eterna câmara ardente. Lá o nosso grupo libertou um cântico coletivo de louvor. Houve tempo suficiente para cada um, em privado, fazer as suas preces e invocar a proteção da Mãe de Cristo.


Já referi noutro apontamento que, no Monte Koressos, perto de Éfeso (Turquia), existe também uma igreja dedicada a Maria, no local em que, segundo muitos, terá passado os seus últimos dias na companhia de S. João Evangelista. Esta "casa de Maria" foi descoberta apenas no fim do século XIX a partir da revelação de uma freira, Ana Catarina Emmerich, que teve uma visão nesse sentido. O local é hoje lugar santo para católicos e muçulmanos e já recebeu a visita de dois papas, Leão XIII e Bento XVI.

Qual terá sido a verdade histórica: Maria adormeceu em Jerusalém ou Éfeso? Quando? E o que se terá passado a seguir?

A vida dos primeiros cristãos em Jerusalém não terá sido fácil. E não nos choca que, sendo Maria uma pedra fundamental para a nova igreja, tenha sido posta a salvo em lugar seguro por aqueles que estavam mais perto dela.

Seja, como for, a Igreja da Dormição em Jerusalém é um lugar onde nos sentimos tocados por sentimento de religiosidade que não conseguimos explicar. Talvez imposto apenas pelo ambiente e não pela certeza histórica de que terá sido ali que Maria adormeceu e foi levada para o céu.

Sem comentários: